Notícias do mercado imobiliário

Para ganhar com aluguel o melhor é o comercial

Comprar imóvel para investir vale a pena? O sucesso de vendas de empreendimentos comerciais comprova que os investidores têm procurado resguardar-se das oscilações financeiras de outras aplicações e estão optando por adquirir imóveis para dar solidez ao patrimônio. Mesmo assim, especialistas em finanças ainda consideram que o movimento é tímido num mercado em que 80% dos compradores buscam moradia.

- O mercado imobiliário corresponde a apenas 2% do PIB no Brasil, quando em países europeus, como a Holanda, chega a 77%. No entanto, a crise estimula a entrada de investidores que vão comprar o imóvel apenas para se proteger. É um investimento concreto, ele vê o prédio subindo - diz Alexandre Fonseca, diretor da Basimóvel.

O presidente da Calçada construtora, João Paulo Matos, lembra que aluguéis residenciais podem gerar renda entre 0,5% a 0,6% do valor do imóvel, cuja valorização geralmente acompanha a inflação.

Além de aumentar a renda, os aluguéis podem ajudar a amortizar as prestações financiadas.
Além disso, a valorização imobiliária protege ou aumenta o patrimônio do investidor. O valor do metro quadrado em algumas regiões da Barra da Tijuca, como Autódromo e Riocentro, por exemplo, dobrou nos últimos dois anos.

- Enquanto isso, diversos bancos faliram. Não há dúvida de que, apesar de não ter liquidez imediata, o imóvel compõe uma carteira segura - diz Luiz Henrique Rimmes, diretor de Negócios da João Fortes Engenharia.
Segundo dados da Patrimóvel, os índices de valorização do metro quadrado comercial na Avenida Abelardo Bueno, na Barra, chegam a 175%. Em 2000, valia R$ 2 mil e chegou a R$ 5,5 mil em 2008. O índice é semelhante ao observado em bairros da Zona Sul, como Ipanema e Leblon, onde a valorização do metro quadrado comercial foi de 180%, passando de R$ 5 mil, em 2003, para os atuais R$ 14 mil.

Preferidos pelos investidores, os imóveis comerciais têm aluguéis que correspondem a até 1% de seu valor. Um conjunto de 388 salas comerciais na mesma Avenida Abelardo Bueno nem chegou a ser lançado pela Calçada: foi totalmente vendido antes da abertura do estande, repetindo a euforia registrada pelo mercado antes da crise financeira mundial se agravar.

- Houve redução de lançamentos, mas não a paralisação do setor, que vai retomando sua trajetória - avalia o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Rogério Chor.
22/07/2009